Voto em lista fechada

Entenda esta armadilha.
Publicado em 23/06/2017

Cuidado! Querem tirar o seu direito de escolher. Querem manter, para sempre, a MESMA casta de políticos no poder. Como eles querem fazer isto? Transformando nosso sistema de votação em votação em lista fechada.

Meses atrás o presidente da câmara rodrigo maia divulgou o seguinte texto em seu facebook:

Os meses passaram e nossos politicos continuam trabalhando desesperadamente para aprovar essa modalidade de eleição.

Preste atenção!

No sistema de votação em lista fechada, você não escolhe seus candidatos a vereador ou deputado. Você apenas vota ... no partido. A eleição vai apurar apenas quantos vereadores ou deputados cada partido vai ter. Você só vai votar pra decidir QUANTOS deputados ou vereadores cada partido vai ter.

E o partido, da maneira que ele bem entender, confecciona uma lista de nomes. A lista dos poderosos. E serão eleitas aquelas pessoas que estiverem na lista, até alcançar o número de vagas.

Por exemplo, caso o partido receba votos suficientes para ter 10 deputados, serão eleitos os 10 primeiros nomes da lista feita pelo partido.

É óbvio que dessa forma, serão mantidos PARA SEMPRE a mesma casta de políticos no poder.

Ora! Os políticos mais poderosos de cada partido vão fazer parte da convecção da tal lista. Qual a chance de os nomes deles não estarem no topo da lista?

Eles fazem a lista, são eleitos, daqui a 4 anos fazem a mesma lista, são reeleitos. E assim ... para sempre!

Por qual razão esse tipo de votação é bom para nós? Por que razão eu devo imaginar que é melhor para o país que os próprios políticos decidam quem serão os vereadores e deputados?

Você realmente gostaria de dar carta branca para que os políticos escolham entre si quais serão os deputados do país. E isso ... para sempre!!!?

Para concluir, vamos olhar o argumento do Rodrigo Maia:

O modelo vigente no país não representa mais a sociedade.

Ah tá. Os políticos escolhendo entre si, da forma que acharem melhor, quem serão os próximos deputados... isso sim vai representar mais a sociedade! A sociedade deixar de escolher seus representantes....vai representar mais a sociedade!

Está certo, Rodrigo!

E ele usa como justificativa, reduzir o custo da eleição.

Ah tá. Vou reduzir o custo da eleição a que preço? E o custo dos 4 anos seguintes? Você reduz o custo da eleição e aumenta, de forma incalculável, os prejuízos de manter no poder, durante 4 anos, políticos que foram estrategicamente colocados no poder pelos próprios políticos.

É claro que os poderosos de cada partido adoram o voto em lista fechada. Porque são eles que vão escolher quem fará parte da lista. E também são eles que vão escolher a ordem da lista.

É óbvio que os poderosos de cada partido (e seus amigos) vão SEMPRE estar entre os primeiros da lista. Quer você queira, ou não.

Não podemos deixar isso acontecer.

Voto em lista é permitir que o político poderoso fique no poder para sempre.

Talvez seja de seu interesse
10,93 ms