PEC 106/2015

Proposta de redução do número de parlamentares.
Publicado em 23/06/2017

Você sabia que existe uma proposta de emenda constitucional, tramitando no congresso, para a redução do número de parlamentares?

Nós estamos cansados de gastar tanto dinheiro dando boa vida pra todos os parlamentares e seu exército de assessores. A PEC 106/2015, propõe a redução da quantidade de deputados de 513 para 386 e o número de senadores de 81 para 56 (de 3 por estado, para 2 por estado).

Quanto menor a quantidade de parlamentares, claro, menor é o gasto que teremos com essa cambada. Mas confesso que eu fiquei em dúvida se esta proposta seria boa ou ruim. Porque, da mesma forma, quanto menor a quantidade de parlamentares, mais barato e mais fácil será para que o congresso seja comprado por interesses diversos.

É muito mais fácil e barato comprar parlamentares para atingir uma maioria, com um congresso menor. Uma câmara de deputados com 513 membros, precisaria de 308 deputados para aprovar uma PEC, por exemplo. Ou seja, você precisaria comprar tantos deputados quantos fossem necessários para que você alcançasse a marca de 308.

Já uma câmara de deputados com 386 membros, bastaria 232 votos para aprovar uma PEC. Ou seja, você precisaria comprar 76 deputados a menos.

Seria mais fácil para comprar o congresso.

Mas, depois pensei e cheguei a conclusão que:

Dinheiro pra comprar o congresso sempre existirá, independentemente da quantidade de membros. Então, vamos gastar menos dinheiro oficial. Vamos gastar menos dinheiro dos cofres públicos que já estará de bom tamanho.

Chega de vida boa pra tanto parasita!

#queroMenosParasitas

Existe uma consulta pública a respeito desta proposta de emenda constitucional. Você pode dar seu voto a respeito desta matéria.

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=122432

Neste exato momento estamos com 413.291 a favor desta PEC e 1.254 votos contra.

Caso tenha tempo e interesse, entre lá, e deixe seu voto.

Ah, dias atrás fiz um vídeo comentando sobre o exército de funcionários públicos existentes no congresso e nos governos em geral. Se tiver interesse em assistir, será muito bem vindo.

Talvez seja de seu interesse
7,62 ms