Show de Besteiras da Gestão Bolsonaro?
Interpretação do articulista da Época.Eis o título de um artigo do site epoca.globo.com:
‘É UM SHOW DE BESTEIRAS’, DIZ GENERAL SANTOS CRUZ SOBRE GESTÃO BOLSONARO
(Imagem reproduzida no site epoca.globo.com)
Da forma com que o título está escrito, o leitor compreende que o General disse, categoricamente, que a gestão Bolsonaro é um show de besteiras.
Agora vamos observar o que foi dito, exatamente:
“Tem de aproveitar essa oportunidade para tirar a fumaça da frente para o público enxergar as coisas boas, e não uma fofocagem desgraçada. Se você fizer uma análise das bobagens que se têm vivido, é um negócio impressionante. É um show de besteiras. Isso tira o foco daquilo que é importante. Tem muita besteira. Tem muita coisa importante que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população, tirando a atenção das coisas importantes. Tem de parar de criar coisas artificiais que tiram o foco. Todo mundo tem de tomar consciência de que é preciso parar com bobagem”, disse Santos Cruz.”
Fica evidente que o show de besteiras ao qual ele se refere é a “fofocagem desgraçada” que são as “bobagens que se tem vivido”. Esse show de besteiras, que são as fofocas e bobagens, tem colocado fumaça na frente do público e impedindo que o público enxergue as coisas boas que estão sendo feitas. Tem muita coisa importante que está sendo feita que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população.
Está claro que, no ponto de vista do General, o “show de besteiras” não é a “gestão Bolsonaro”. Dizer que a "gestão" Bolsonaro é um show de besteiras seria criticas as medidas e escolhas do governo para a solução dos problemas nacionais. Não é isso que está sendo criticado. O que estão sendo criticadas são as constantes publicações que saem na imprensa, espalhando fofocas apenas para desgastar o governo e colocar uma cortina de fumaça na frente do público.
O trecho que torna tudo mais claro é "Tem de parar de criar coisas artificiais que tiram o foco". Não é o governo Bolsonaro que tem criado "coisas artificiais que tiram o foco". Estas "coisas artificiais que tiram o foco" são criadas pela imprensa.
Mas, certamente, apenas por uma infeliz distração, ao elaborar o título, o articulista da Época cometeu um pequeno erro de interpretação sobre o que foi dito. Apenas um pequeno equívoco.